Salão Abimovel

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Gerir é Criar
II


Autor: Laurent Lapierre
Fonte: Revista Amanhã




Um Método
Querer importar o modelo das ciências exatas para estudar e compreender as ações humanas é um erro grave, freqüentemente repetido nas “ciências humanas”. O ser humano que nós estudamos é uma entidade viva e pensante que age e muda. Ele pesquisa com os pesquisadores. Ele muda a medida que nós o estudamos. A subjetividade e a inter-subjetividade são partes integrantes do “real e do objetivo” no que concerne as pessoas. Para bem compreender, quando tratamos de gestão das organizações e da direção de pessoas, o projeto científico deveria então focar-se na descrição desta realidade, da maneira mais humilde, mais fiel e mais completa possível, tal como se dá em um dado momento.
A gestão é uma questão de contexto e de historicidade, como já foi dito. A história é feita mais por líderes e organizações do que por teóricos que observam e relatam nossos comportamentos e resultados. Para assumir uma direção, é indispensável uma compreensão da complexidade das pessoas e das organizações. Somente quando alguém tem uma melhor compreensão desta complexidade é que se pode simplificar, voltar à essência e conduzir um curso estável através de águas turbulentas e calmas. A gestão é uma prática que se conhece e se aprende na maioria das vezes por experiência, primeiramente dos outros, e posteriormente por nossas próprias experiências.
Trata-se de uma ação que é enriquecida através da reflexão, o que permite, através da ação e da reflexão, construir uma prática muito peculiar. O conhecimento técnico não substitui a experiência. Existe um conceito errôneo que o mesmo modelo ou o mesmo processo de gestão pode invariavelmente ser aplicado não só para todas as empresas norte americanas, mas também em todas aquelas das repúblicas da antiga União Soviética, da Europa, dos países da África ou da América Latina, do Haiti, etc. Será que podemos dizer que todas culturas nacionais e corporativas, que todas as pessoas e condições de vida são as mesmas em todos os lugares?
Será que sabemos que o que era verdade para um país ou organização dez anos atrás é ainda verdade hoje em dia ou que será verdade daqui a dez anos? Claro que não.
No campo da pesquisa da gestão, o método de estudo de casos constitui uma abordagem empírica direta que serve como base parar a produção de documentos e ao avanço do conhecimento. São estes documentos que servem para apoio do processo aprendizagem da prática e de habilidades. O método de casos é baseado na abertura e na receptividade do contato direto das pessoas e de experiências concretas. A preponderância é dada à própria prática, ao estudo rigoroso do fenômeno, onde se examina, caso a caso, a inteligência das ações daqueles que foram bem sucedidos (ou que fracassaram), analisando aquilo que se passa na vida real, para extrair orientações, posições pessoais e novas sínteses que então podem ser colocadas a serviço de suas próprias práticas.
Na formação em gestão, a relação do tipo mestre-aprendiz, os estágios com os grandes especialistas e as classes com os mestres devem ser privilegiadas. O método de casos é um tipo de substituto da realidade do relacionamento entre mestre e aprendiz. Um estudo de caso deve colocar o aprendiz na posição de tomador de decisão e levá-lo a refletir sobre a situação de maneira que vá além das soluções prontas. Queremos especialmente falar de um método de caso que é baseado em narrativas práticas e que produz uma descrição profunda e documentada, uma narrativa que seja a mais fiel possível a realidades que nós queremos conhecer e que constituem o objeto da aprendizagem. Em todos os casos, trata-se de um método de aprendizagem indutivo no qual a pessoa que aprende desempenha o papel principal.

28 comentários:

Anônimo disse...

Não há um método para gerir exato, já que o ser humano é mutante, o que é preciso é haver um estudo minucioso sempre em tudo o que se propõe a fazer o ser humano, a prática deve vir antes da teoria, porque daí se aprende, diante das pesquisas.

Unknown disse...

Dentro das organizações existe uma complexidade, a de as pessoas buscarem um método eficiente e eficaz para que sua gestão consiga trazer resultados que a faça permanecer no mercado. Podemos dizer que uma organização não deve se espelhar outras cada uma deve possuir seu próprio método de trabalho, buscando diferenciar sua cultura, seus produtos e seu mercado. Na realidade não há métodos sem pensamentos estratégicos e não há resultados sem métodos, em outras palavras é necessário estratégias na elaboração de métodos para que produza uma aprendizagem objetiva na tomada de decisões

Anônimo disse...

Como os grandes filósofos diziam, “o ser humano é mutável”. O pensamento que age e muda. Por isso estamos sempre dispostos a aprender. O que o texto confirma, “gestão é uma prática que se conhece e se aprende na maior parte na experiência”. Quando aprendemos na experiência, estamos aprendendo com os outros e também pelas nossas próprias experiências. Ou seja, conhecimento prático ou técnico e totalmente diferente do conhecimento da experiência.

Anônimo disse...

Um líder hoje tem um desáfio muito maior do que simplesmente "mandar", ele tem que ser dotado de vários predicados para conseguir administrar uma empresa e o principal é saber lidar com as pessoas. Eu vejo a gestão como uma escola formadora de seres pensantes, pois não adianta nada ter uma bagagem teórica enorme se não souber por em prática, com eficiência.


Rosângela Alves - RH1

Anônimo disse...

eu concordo com a raimunda como o professor mesmo disse nao existem receitas prontas na administraçao, gerir tambem é inovar , criar estrategias, soluçoes em cima de muita pesquisa eu só nao concordo quando ela diz que a pratica tem vir antes da teoria o gestor precisa primeiro conhecer o ambiente e depois agir.... boa noite

Anônimo disse...

um gestor com qualidades difereciadas como visao para o futuro, percepçao de oportunidades,e que consiga acompanhar as evolucoes tecnologicas tem grandes chances de se manter no mercado por muito tempo e conquistar muito espaço e reconhecimento profissional mas para isso ele precisa passar por um longo processo de apredizagem e ter um bom planejamento para alcançar os seus objetivos..thau professor

silvana disse...

Um gestor deve definir qual objetivo que quer alcançar e focar-se no mesmo,sempre estabelecendo tempo determinado para alcança-lo. Criar estrategias diferenciadas de mercado competitivo, isso de acordo com os recursos humanos,fisicos e capital da organização.

Unknown disse...

Todo gestor precisa fazer uma pesquisa de mercado, para definir com objetividade o mercado de trabalho que deseja atingir. Verificando o meio ambiente para ter uma boa organização, deve fazer levantamentos de dados, ver como anda a produção, os fornecedores,mercado,assim ficará facil de identificar as necessidades para haver a correção.

Anônimo disse...

O dever de gerir e de aprender com
os fatos acontecidos e com certeza uma das característica que torna um administrador cada vez mais esperiente,a qualidade de seu trabalho o seu conceito profissional vai se tornando a cada dia com novas conquistas superando assim todo um processo dos desafios.(Nilza B silva)

Anônimo disse...

Podemos se dizer como na área de gentão de recursos humanos,que se torna um grande método para quem não está exatamente preparado para poder agir ou se interagir entre grupos de alto nivel,por meio disso chegamos a aprender a se preparar para um mundo intelectual, com pessoas que esteja altamente qualificados para o mercado de trabalho, porém não custa nada a pessoa saber fazer uma simples estratégia ou um planejamento para poder definir os seus planos e métodos para uma nova realização de trabalho.Afinal hoje em dia o mundo do trabalho está sendo mais um alvo competitivo de grande idealizadores que pretendem fazer com que suas idéias possam ser vistas e adquiridas por aqueles que sabem fazer dum simples método uma grande conquista.

Anônimo disse...

para que um gestor tenha sucesso dentro das suas organizações é necessario obter um bom conheçimento,saber elaborar boas estratégias de trabalho,onde estara elaborando idéias produtivas para que seu pproduto chegue no mercado de trabalho com boa açeitação.e com açoes produtivas e objetivas chegara rapidamente ao sucesso.

Anônimo disse...

gerir é uma pratica que se aprende quase sempre através de experiências. as ciencias humanas buscam sempre estudar e compreender o ser humano, contudo em vão pois o ser humano vive em constante mutaçao. por isso a formação de gestores é do tipo mestre-aprendiz é devem ser previlégiados.

Anônimo disse...

Ao analizar o texto pode-se compreender que o ser humano se modifica a cada instante, tendo assim avalia cada avanço utilizando os melhores metodos para uma liderança ou organizações voltada para fatos já ocorridos e obtendo melhores resultados.

MARILZA LUCIENE/COOPERATIVA

Anônimo disse...

Não há um meio definido de como gerir as pessoas. O ser humano é mutante, ou seja, está em constante mudança de pensamentos.
Um líder deve adaptar-se as mais diversas situações sabendo lidar com as pessoas, pois, hoje liderar e nao e so mandar, mas também inovar.

Anônimo disse...

Liderar não é mais mandar, mas gerir as pessoas de forma inovadora e motivadora. As pessoas estao em constante mudança de pensamentos e um lider deve saber lidar com essas mudanças.

Anônimo disse...

um gestor hoje em dia tem que esta atento as grandes mudança do mundo globalizado,ser criativo, reflixivo, ter analise critica, uma visao do todo,saber relacionar-se com as pessoas.
"A historicidade da gestão basea-se em pratica,experiencia".nao há um metodo exato de gerir,nao há receitas exatas na adiministraçao.
Por isso é preciso haver uma analise,um planejamento do que se propõe a executar e aprender diante das pesquisas e com o fator TEMPO.

(REGINALDO DA SILVA DE OLIVEIRA)
GESTAO AMBIENTAL 01

Anônimo disse...

tudo na vida tem que ter um equilibrio.Nas organizações não é diferente, é importante sim conhecer a teoria, mas de nada valerá se não colocarmos em prática.Aprendemos muito mais vivendo a experiência, testando nossos conhecimentos.

Cidênia Batista

Anônimo disse...

Esse matéria retrata que nenhuma estratégia deve ser colocada por uma organização em todas as partes do mundo,pois se uma filial na China toma uma medida agressiva e consegue mercado não quer dizer que a mesma estratégia tomada no Brasil vai conseguir atingir no mercado da mesma forma pois a cultura empresarial é diferente.

Anônimo disse...

O metodo exato para gerir uma organização não existe, somente com a experiencia e a experimentação e que cada gestor encontrar as diretriz que mais vão te auxiliar durante esse processo.

Anônimo disse...

A administraçao,nao nasce pronta,somos nós administradores que a construirmos, com competencia. Pois o ser humano muda de personalidade a cada dia que passa,sem lhe dar conta que isso está acontecendo.
Mas com objetivo de ser um ótimo profissional,seja gerenciando ou administrando.
É atraves de experiencia que nós conseguimos ter sucesso na vida.

CRISTIÉLLI COSTA SOUZA
GESTÃO AMBIENTAL 1

Anônimo disse...

Interressante essa teoria de Administração, vivendo em um mundo voltado a tecnologia e um mercado exigente e competitivo é incrivel como tem empresarios com a mente tão fechada para planejamento e Administração com teorias e formas de se administrar tão ultrapassadas. Tenho visto muitas empresas que começa bem e tem tudo para alavancar no mercado, e em tão pouco tempo acaba fechando por não ter um planejamento e visão da nescessidade que o mercado exige.

Anônimo disse...

Uma organização para ter sucesso,tem que traçar um métado próprio,buscar novos conhecimntos,novas experiências,recurços técnicos e elaborar objetivos para que sua empresa não venha sofrer com a modernidade.

LUCILENE VIEIRA
GESTÃO AMBIENTAL

Anônimo disse...

dentro da organizaçao e extremamente importante a comunicaçao, o gestor deve conhecer todos os setores da empresa e opniao do responsavel de cada setor para poder se organizar e traçar estrategias que possam trazer melhorias para a organizaçao. hoje o mercado nao esta bom para correr riscos pois qualquer erro calsara um grande problema financeiro na empresa.

oscar- agronegocios,

Anônimo disse...

Estar sintonizado com o mundo externo é a forma mais eficaz de gerir, identificar os valores e situações do país em que se encontram as empresas. A abordagem empirica direta é usado como base em conhecmento da qual se extrai orientação, posições,etc,da vida real, e que é aproveitado para aproveitado para administrar com mais segurança.

Anônimo disse...

No texto diz que, as pessoas que usam em seu cotidiano a pratica de se administrar, nao deve se apegar a um metodo como se ele fosse uma ciencia exata, pois ela esta em constate evolucao.
Com o passar do tempo, as pessoas vao mudando seus atos e seu modo de agir, e é por isso que sempre que antes de uma teoria à uma pratica que possivelmente ja estaria sendo estudada.

Anônimo disse...

Para as pessoas que usam a ato de administrar em seu cotidiano, precisa saber que esta ciencia esta em constante evolução não podendo inssistir em aplicação de métodos antigos, mesmo porque se ela persiste em antigas teorias, a empresa ou ate mesmo a pessoa vai ficando métodos ultrapassados e perdendo oportunidades que surgiram em seu futuro.
Flavio.

Anônimo disse...

A funçao de um administrador não esta restrita somente as organizações. essa funçao começa a tomar forma primeiramente em nossas casas. por quê? porque:HÀ nós homems,Deus nos deu autoridadde para gerenciar a nossa casa,administrar filhos instruilos no tocante as advercida diarias.a palavra de Deus nos dis que aquele que não cuida de sua propia não pode cuidar da igreja de Deus. sendo assim a base para se tornar um gestor renomado é a sua propria casa, pois é ondese tem que tomar decisões diferentes diariamente em outras palavra ser o lider de fato. Em uma organização não e diferente: um gestor ten que estar apto para lidar com situaçôes adiverssas do dia à dia enovar conhecer a organização em um todo.E não se ten resultados de um dia para o outro é a longo praso, administrar e ter sucesso é uma tarefa difícil pois o mercado evolui rapidamente. por isso não se tem uma receita detalhada e exata.

Anônimo disse...

Não existem receitas prontas para se administrar, pois o lugar e as as épocas de se administrar são diferentes e de constantes mudanças. A administração é mutante porque as pessoas são mutantes.