Salão Abimovel

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Gerir é Criar
I

Autor: Laurent Lapierre
Fonte: Revista Amanhã



Está na hora de as escolas e MBAs
admitirem que gestão não é uma
disciplina exata e sim uma área de
conhecimento tão dinâmica quanto
o próprio ser humano.

Nos últimos vinte anos, os princípios e o vocabulário de gestão se infiltraram em quase todas as esferas da atividade humana. Hoje em dia, nós não administramos apenas nossos negócios, mas também nossas vidas e nossos relacionamentos. No espaço de algumas décadas, a gestão se tornou uma referência para quase todas as áreas da atividade humana. Muitas pessoas, sem notar, são impregnadas pelas últimas modas nesse campo – que, a propósito, são abundantes. O tempo inteiro, somos encorajados a tratar nossos colegas, chefes e até mesmo membros da família como “clientes” ou “parceiros”, cujas necessidades precisam ser atendidas. Qualquer pretexto vale para demonstrar nossa “liderança”, “espírito de competitividade” e “habilidades empreendedoras”.
Os modelos de gestão, sejam eles aplicados no ambiente corporativo ou no dia-a-dia das pessoas, sucedem-se com uma velocidade impressionante. Isso acontece, especial-mente, quando se trata de liderança – assunto muito em moda hoje em dia. Chegamos a um ponto em que é necessário recusar a sucessão interminável de modismos e resistir ao bombardeio de novos catequismos e noções pré-concebidas. Devemos, de uma vez por todas, destruir as amarras e abrir espaço para a originalidade e a criação.
Diversos modelos de gestão prometem produzir resultados num passe de mágica. Não espanta que muitos executivos se sintam atraídos por essas fantasias de auto-ajuda. Tampouco é de estranhar que os criadores desses modismos tenham lucro infindável com suas receitas encantadas. Mas a verdade é bem outra. Não se pode administrar e ter sucesso com um estalar de dedos. Gerir é uma tarefa difícil.
Isso acontece, antes de tudo, porque a administração empresarial não é uma ciência exata. Ao contrário da matemática e da biologia, por exemplo, a gestão carece de conceitos universais, que possam ser aplicados em qualquer ambiente. Tudo precisa ser colocado em seu devido contexto. Por isso, não existe uma única e milagrosa forma de gerir, nem um modelo infalível de organização e liderança. Portanto, não estaria exagerando quem dissesse: “Para o inferno com as teorias de gestão!” Devemos rejeitar todos os conceitos restritivos, que reduzem e simplificam a complexidades das organiza-ções e os mistérios do comportamento humano.
A teoria jamais deve ser considerada mais importante que a experiência. Hoje, a profissão de gestor muitas vezes é ensinada por pessoas que nunca a praticaram. O que pensariam cirurgiões, dentistas, enfermeiras, advogados, cantores ou escritores de um professor que lhes quisesse instruir nos segredos do ofício, sem jamais ter feito uma cirurgia, extraído um dente, cuidado de um doente, apelado a um juiz, cantado em um palco ou publicado um livro? As escolas de administração vêm estabelecendo novos patamares de ensino superior, contratando pesquisadores com treinamento científico e obtendo credibilidade cada vez maior nos círculos acadêmicos.
Mas a qual preço desse triunfo? O próprio objeto de estudo dessas instituições se torna cada vez mais vago e distante – pois é impossível apresentar respostas definitivas para os grandes questionamentos da gestão. Para formar verdadeiros administradores, as escolas deveriam, antes de tudo, perguntar-se: afinal de contas, o que é gerir? Qual o lugar da “gestão profissional” em nossa sociedade? Em todos os domínios da atividade humana, inclusive na arte, o ato de criar é fundamental. Criar, diga-se de passagem, é agir. Antes de tudo, é necessário valorizar a ação e a criação – para só depois começarmos a pensar em teorias. O desafio das escolas de administração é, precisamente, ensinar os futuros administradores a agir. E nós gerimos como nós somos. A administração é uma atividade humana e carrega todas as características dessa condição: suas qualidades e seus defeitos, seus talentos e suas lacunas, suas forças e suas fraquezas, suas habilidades e suas inaptidões. Para ser um bom gestor, portanto, é preciso desenvolver uma percepção justa e realista de você mesmo e dos outros. É preciso enterra o mito do líder ideal e das receitas infalíveis.
O gestor realista se cerca de pessoas competentes nas áreas que menos conhece – pois é aí que mais precisará de conselhos e sugestões.
É aceitar ser nós mesmos diante dos outros, significa que podemos causar desgostos a alguns e mesmo ser o alvo de sua agressividade, sem por isso tombar acabados.
Gerir como se é, é dar-se o direito de pensar diferentemente dos outros, é reconhecer o dever de consultar, escutar e admitir seus erros, de aprender alguma coisa, de recomeçar e de continuar.
Gerir como se é, é gerir seres humanos imperfeitos, como nós mesmos.
Gerir como se é, é também gerir com outras pessoas. A gestão é evidentemente uma profissão eminentemente social. Quanto mais o gestor é ele mesmo, mais ele se conhece, mais ele aceitará que os outros permaneçam eles mesmos enquanto concentram-se nas tarefas a serem executadas ou no serviço a ser prestado.
Gerir como se é, é provar sua autonomia, sua abertura de espírito com seus próprios princípios e os dos outros, com suas crenças e com as dos outros, é achar sua própria maneira de pensar, sua unicidade como dirigente, e, assim, gerir com seu próprio estilo.
Para serem verdadeiros criadores e líderes de opinião, os dirigentes devem deixar de lado modelos que não correspondem as suas realidades e ousar deixar livre a sua imaginação, sua inteligência e seu julgamento clarificador.

43 comentários:

Anônimo disse...

Gerir é o ato de administrar, e todo gerente deve demonstrar para quem esta administrando, já que o mercado está todo dia alcançando novas fronteiras. E realmente é uma tarefa difícil, já que é preciso está sempre à frente, buscando a melhor estratégia para se manter no topo, provando sempre sua autonomia e sua criação, inovação, e acima de tudo respeitar os que estão à sua volta.

Anônimo disse...

o texto gerir e criar nos mostram que um gestor tem que desenvolver açoes dentro da organizaçao , conhecendo o ambiente de trabalho com pesquisas, sugestoes.
Gerir e escutar, pesquisar,pensar e admitir seus erros .Buscando imediatamente a soluçao.

Anônimo disse...

gerir e criar é mostrar a todos sua autônomia, utilizando seus prinçipios e tambem os prinçipios dos outros,buscando assim resultados positivos e com isso gerir om dseu proprio estilo.

Anônimo disse...

Ao meu ver gerir não é simplesmente rproduzir teorias pré-definidas; também não significa abandoná-las de vez.Gerir é avaliar situações que ocorram ao imediato ou que sejam previstas para o futuro e, ultilizando o conteúdo extraído desta avaliação aplicar o método mais eficaz, seja ele inovador ou predefinído. Sabe-se também que a cada dia ocorrem problemas diferentes, com caracteristicas diferentes e que exigem soluções diferentes.
Nexte contexto, cabe ao gestor decidir a melhor solução à sua empresa, e se aplicar algo que já tenha sido descrito antes, que não seja por influência alheia ,mas sim por opinião própria.

Anônimo disse...

estou apredendo muito com esse curso de gestão no inicio não sabia muito sobre ele,o que me levou a entrar na faculdade foi o fato de ser bolsista.Posso dizer que o conhecimento empirico é muito bom mas o conhecimento que adquirimos com os estudos é o fundamental para a vida profissional da pessoa.
Sobre o texto gerir e criar,é mais um assunto que reforsa os nossos estudos sobre o bom administrador´,como gerenciar não só uma empresa mas a sua vida,a carreira profissional,os estudos,a familia,e criar saber inovar,buscar o novo,ser ouzado,ter objetivos concretos e métas a ser alcanssadas.
são testos como esses que nos encoraja a saber mais sobre os gestores,para num futuro próximo sabermos gerir e criar dentro de uma empresa e em nossa vida pessoal.

Anônimo disse...

Muitas vezes pensamos que ato de administrar é só na empresa ou negócios?! E esquecemos que administramos também nossas vidas e nossos relacionamentos, como relata texto lido. Papel de administrar é fundamental numa organização, mas é difícil. Por que há dificuldade de adequar numa coisa existente. Então, criar e gerir é importante para funcionamento de uma empresa ou organização.

Anônimo disse...

o texto gerir é criar,mostra como cada gestor deve administrar corretamente suas ações, pois a experiência se torna uma das teorias muito importante.
O gestor que realmente conhece a realidade procura estar proximo de pessoas que conhece a área que ele tem pouco conhecimento.
Os gestores buscam a realidade e não o mundo de fantasias, buscando saber liderar, dar opiniões, de ser um ótimo cidadão e um excelente profissional.


ALUNA: CRISTIELLI COSTA SOUZA
CURSO: GESTÃO AMBIENTAL 1

Anônimo disse...

GERIR E CRIAR
Não adiministramos apenas nossas empresas e negocios, mais nossa vida nossos relacionamentos.Isso nos faz pensar que se não estivermos buscando, criando, e inovando estaremos perdendo espaço no mercado. Precisamos sempre buscar sugestões e novas idéias, e na oportunidade certa colocar em ação, sem receio de acertar ou errar. não existe uma lição exata a ser seguida, mas devemos sempre ousar e deixar livre nossa imaginação e inteligencia.

Anônimo disse...

Nos dias de hoje, realmente precisamos de desenvoltura para administrar o local onde trabalhamos, o nosso lar, a nossa vida. Sem um gerenciamento correto ficamos estagnados. A gestão é hoje necessária e teria de ser disciplina obrigatória nas escolas, para os nossos jovens aprenderem desde cedo a importância de um planejamento, de uma organização. Aprender a ser líder de si mesmo e a práticar sua criatividade é o primeiro passo. Quando passamos a nos conhecer melhor, a quebrar as amarras, nos abrimos para o conhecimento. Pois somente com ele é que poderemos realmente gerir alguma coisa.

Rosângela Alves - RH1

Anônimo disse...

Ao longo dos anos a administraçao,saiu das salas fechadas dos escritorios,e começou a interagir na vida das pessoas, tudo isso revela que todos de certa forma possui um pequeno administrador dentro de si.

Anônimo disse...

O texto "gerur é criar I" evidencia que pessoas se encantao com as formas de gerenciar garantindo lucro certo e rapido um proficional tem que distinquir realidade de ficçao, gerenciar é uma tarefa dificil e variavel,nao À uma unica receita de crescimento.

valéria disse...

boa noite professor o texto gerir e criar mostra que para administrar uma empresa é preciso ter um objetivo desenvolver estrategias e sempre inovando e que gerir é um tarefa dificil é como provar da sua propria autonomia e ter seus proprios principios

Anônimo disse...

O TEXTO RETRATA O MUNDO TOTALMENTE GLOBALIZADO QUANDO SEU APRENDIZADO ESTA SE APERFEIÇOANDO PARA QUE VOÇÊ INGRESSE NO MUNDO DOS NEGOÇIOS REALISTA O GESTOR PRECISARA DE CONSELHO. OS LIDERES TEM SUA PRÓPRIA OPINIÃO
É aceitar ser nós mesmos diante de sua unicidade como dirigente, com seu próprio estilo. Verdadeiros criadores e líderes de opinião, os dirigentes devem deixar de lado as suas realidades, cujas necessidades precisam ser atendidas. Qualquer competitividade e habilidades empreendedoras.
São modelos de gestão aplicados no ambiente corporativo do dia-a-dia das pessoas.
marilza luciene

Unknown disse...

Todo gestor tem que ter conhecimento para montar suas estrategias, onde possa alcançar um bom desempenho, e buscar junto com a equipe de trabalho os objetivos desejados dentro da empresa, para ter rsultados gratificantes, e assim inovando sempre no mercado de trabalho.

Anônimo disse...

Uma vez que gerir é o mesmo que administrar, deve-se levar em conta que essa não é uma tarefa fácil e se não sermos estratégicos e saber como agir, nossos objetivos não serão alcançados.
No tocante a liderença de empresas. Isso não é diferente e se não existe formulas mágicas para assim se proceder como ensinar. Alguns que visam apenas o fim lucrativo e conseguem arrastar não poucos pessoas após se, traidas por essa fantasia. Na verdade liderança é uma processo de aprendizado que se conhece passo a passo e na maioria das vezes por experiencia, dos outros e depois por nossa pratica. só assim se consegui tomar um gestor criativo que sabe pensar e agir com segurança. Luciana gomes de oliveira/gestão ambiental/1° periodo

silvana disse...

Um gestor para obter eficacia não deve basear sua gerencia apenas em teorias, mas buscar estrategias inovadoras, criativas se diferenciando do mercado competitivo.Adquirir conhecimentos teoricos e desnvolve-los na pratica, sempre visualizando mercado competitivo e mercado especifico que deseja atingir.

Anônimo disse...

Apartir do momento que sofremos
algum tipo de mudança podemos afirmar que houve uma ação de se gerenciar este ato nem sempre é aceito.Mais nós o praticamos por que é necessario na nossa vida precisamos praticar o ato de adiministrar e aceitar ser adiministrado.(Nilza B silva)

Anônimo disse...

A administração está presente em todosos aspéctos de nossa vida, fazendo-nos, levando-nos a aplicar suas teorias a todo momento, na maneira de sermos e agirmos consigo e com os membros do grupo. A medida que foi se notando a falta de bons gestores no mercado muitas escolas cientifícas investiram na formação de profissionais, que como qualquer profissional tem o direito de errar e recomeçar, pedir e ouvir conselhos, ser ousados nos seus projetos com os pés do chão.Elisa

jandy disse...

Primeiramente, Bom dia professor Juliano!
Hoje parei pra ler os textos e refletir sobre eles...
A forma que é abordada o texto “Gerir é criar I” deixa bem claro a realidade em que vivemos o mundo do “Ctrl C e Ctrl V” seres humanos com a capacidade de pensar e administrar de forma única e criativa de cada cidadão, homens que preferem viver no mundo onde apenas se copia e cola, apenas repetindo atos e ações que já foram praticadas por outros, refletindo os mesmo erros sem procurar saber a raiz de todo mal, a falta de criatividade. O texto deixa claro para nós que gerir não é repetir, ou usar fórmulas inválidas é saber criar, construir através do seu potencial.
Vai haver falhas? Sim, estamos sujeitos a isso, mas é errando que se aprende e lutando que se vence.

Janderléia S.Rabelo (Agronegócios)

Unknown disse...

Em se tratando de administração a primeira coisa que vem a nossa a nossa mente, é administrar uma empresa,mas sabemos que tudo que fazemos está relacionado com o fato de administrar,a começar pela nossa própria casa, nossa vida.È certo que para uma empresa se manter no mercado ela precisa ter uma boa admistração,mas só a teoria não basta, é preciso ir além, ser criativo, traçar metas e lutar para assim atingir os objetivos almejados. verdadeiramente GERIR e CRIAR.

Fabiana disse...

Gestão é um conhecimento tão dinâmico quanto o próprio ser humano, o titulo do texto nós mostra que a cada dia que passa as organizações estão mundando através dessas mudanças,indentificamos o ato de gerir como uma inovação dentro das organizações. Hoje as pessoas responsáveis por gerir uma empresa nessecita ter um conhecimento muito amplo da organização, saber ouvir opiniões, para podem tomar suas decisões. Apartir do momento que o gestor, busca opiniões e traça estratégias dentro de uma organização, a empresa se destaca com diferencial no mercado, buscando sempre inovar para agradar a seus clientes, através de sua gestão.

Anônimo disse...

Quando se fala em gerenciar, logo vem à mente a administração de uma empresa. No dia-a-dia,somos constantes administradores e sem perceber, acabamos que, administrando nossas vidas e nossos lares. No atual contexto das organizações, gerir com inovação, dinâmica e criatividade, signica uma gerência de boa qualidade.

Anônimo disse...

Administração nao se restringe apenas no contexto empresarial.Nossas casas é um ambiente de constante administração. Um bom administrador tem que gerir com inovações, criatividade e dinâmicas. Devs sim ter um embasamento teórico, porém nunca achar que ateoria e melhor que a experiência.

Anônimo disse...

O texto "Gerir é Criar", mostra que hoje em dia, nós não administramos apenas nossos negócios, mas também nossas vidas e nossos relacionamentos,e que não se pode administrar e ter sucesso com um estalar de dedos, tudo vem com o passar do tempo e as esperiências adquiridas contam muito. Para você ser um bom administrado levar muito compro metimento, tem que levar o trabalhor a sério e tem competencias.*Gerir* nada mais e que administrar, administrar uma organização...

Anônimo disse...

o gestor não pode fica preso a teorias administrativas, pois a teoria ajuda, mais a pratica é o principal, pois as organizações são mutaveis, e o gestor precisa acompanhar o ritmo do mercado,para acompanhar ele deve seguir os planejamentos de longo prazo analisando o que resulta da sua decisão que foi tomada hoje.

Anônimo disse...

Gerir é uma tarefa dificil...mas não impossivel...gerir é criar..para isso raciocinamos e obtemos bons conhecimentos para saber diferenciar o certo do erradoe assim tiramos a teoria do papel e colocamos na pratica de gestoriamento da empresa.

Anônimo disse...

Gerir com responsabilidade é uma função indispensável ao mercado de trabalho, obtendo dentro de uma organizaçao uma postura efetivamente desejada, saber gerir nem sempre é fácil, em muitas ocasiões a flexibilidade tem que permancer, para que possa assumir alguns erros no ato da administração, obtendo uma auto confiança em suas proprias decisões.

Anônimo disse...

O texto deixa claro algumas atitudes que um gestor de ter para alcançar seus objetivos com sucesso.Gerir é uma forma de estar à frente de uma empressa,conhecer seus setores,e o mais importante,faz com que um gestor possa compriender melhor e ouvir as pessoas que estão a sua volta.Que são qualidades essenciais quando se trata de negocios.
lUCILENE VIEIRA GESTÃO AMBIENTAL

Anônimo disse...

Nesse momento de reviravolta na adiministração qualquer adiministrador necessita de buscar estratégia inovadoras para que possa se sobresair,fazendo cada vez mais uma adiministração flexivel as variações do mercado.

Anônimo disse...

Gerir e criar tem um significado muito forte ou desenvolvido perante a gestão administrativa, que visa buscar os interesses de cada gestor, desenvolver a organização, conhecer as partes dentro da organização e respeitar os limites e buscando admitir os erros que o gestor tenha cometido, e perante os erros procurar uma solução.

Unknown disse...

Todo administrador tem que saber gerir. Porque gerir é uma arte que nem todos os admistradores conseguem fazer.Porque temos que administrar o meio onde se trabalha, e no mundo de hoje hoje cheio de informações o administrador tem que lidar com suas opiniõeshuma e com a dos outros e fazer com que aceitem sua opinião.

Anônimo disse...

Juliano eu mandei o cometario e esqueci de colocar o meu nome.
MICHELLE TEREZA DIAS
GESTÃO AMBIENTAL
DESCULPA EU ME ESQUECI
O QUE ESTA SEM TITULO

Anônimo disse...

gerir com investimentos em nossos conhecimentos tanto pessoal quanto profissional nos dará capacidade para criar e gerir o que criamos

Anônimo disse...

Isso se aplica a nossa vida, nosso cotidiano.Administramos sem notar que o fazemos exatamente. Gerir não é uma formúla científica da qual se possa num estalar de dedos alcançar todo o sucesso desejado. não devemos ter fómulas ao nos deparamos com pessoas, pois não temos essa grandiosa forma de saber tudo a respeito do ser humano, a experiencia conta mais que as teorias, que servem apenas para identificar qual o problema a ser resolvido.

Anônimo disse...

Professor os textos Gerir e Criar, confirmam que para fazer qualquer coisa precisamos saber adminitrar; desde ocasiões simples e até mesmo no seu local de trabalho. Precisamos estar nos renovando, para nos adaptar as mudanças que a cada dia vão aumentando. A Gestão nos leva a aprender a gerir pessoas e nossas vidas.

SCHEILA LUCAS PANSINI - RH1

Anônimo disse...

Gerir com investimento tanto na area pessoal quanto profissional nos dará condições de criar e gerir o que criamos

Anônimo disse...

O PAIS PRECISA DE BONS GESTORES..COMEÇANDO PELA AREA DA POLITICA,vem anos e vão se anos, E NADA DE NOSSOS POLÍTICOS GERIR COM COMPETÊNCIA...ESSE TEXTO É UMA OTIMA REFLEXÃO PARA ELES...E PARA NOS FUTUROS GESTORES DE EMPRESAS PARA QUE POSSAMOS FAZER UM DIFERENCIAL NOS PROXIMOS ANOS...
DAIANA DE SOUZA
GESTÃO RECURSOS HUMANOS 1

Anônimo disse...

Gerir e criar; é a maneira de administrar uma organização seja essa organização tanto do meio interno quanto o meio externo no mercado de trabalho, com uma criatividade de inovação, tendo como objetivo alcançar uma adminstração inovadora do sistema organizacional de uma empresa, obtendo assim formas de estrategias aprendendo a assumir de forma proveitosa o erros cometidos no ato de administrar.
Denilda Ninke

Anônimo disse...

"Gerir e Criar"-> o texto relata que um bom gestor tem de se adaptar com as mudanças..O mundo precisa de pessoas que busquem conhecimentos, inovações saiba ter estrageias para se sobresair e tambem para se aglomerar no mundo competitivo e globalizado..
Daiana de souza
gestão recursos humanos 1

Anônimo disse...

Nos dias atuais, com a velocidade das mudanças cada vez maior, o gestor tornou-se uma das principais garantia de uma organização. Saber administrar é o fator crítico para o êxito e sobrevivência do negócio; não podemos tentar seguir receitas pois administrar não é meramente seguir receita passos a passos, mais tambem não podemos deixar de ouvir o mundo lá fora.
Já é clássica a afirmação de que numa época em que a única certeza é a incerteza, a única fonte de vantagem competitiva duradoura é o ser um gestor inovador.
Joelma Reis Penna Recursos Humanos

Anônimo disse...

Nos dias atuais, com a velocidade das mudanças cada vez maior, o gestor é a principal garantia de uma organização ser bem estruturada. Com o o seu saber de administrar, que é um fator crítico para o êxito e sobrevivência do negócio não podemos querer seguir receitas, regras como se estivessemos fazendo um bolo mais tambem não podemos deixar de estar ligados nos acontecimentos lá fora.

Joelma reis Penna Recursos Humanos

Anônimo disse...

Gerir é um ato de administrar, é o que todo Gerente deve fazer e demonstrar para o Administrador, pois a cada dia que se passa, novas barreiras irão aparecer. E é uma tarefa cada vez mais difícil, pois é preciso está sempre à frente, buscando e definindo as melhores estratégias para se manter na frente, sempre tendo a sua autonomia e criação, procurando novas criatividades e inovações, e respeitar as pessoas que estão a sua volta.
Gerir nada mais é que: escutar, pesquisar, pensar, criar, inovar e admitir seus erros. Sempre buscando soluções para seus erros.

Luca - G. Ambiental 1º Periodo

Anônimo disse...

o gestor deve administrar de forma competente, demonstrando sua capacidade de inovar e dinamizaras ativaidades da empresa. Vale lembrar que na vida pessoal somos constantes administradores.