Salão Abimovel

domingo, 30 de novembro de 2008


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O poder da negociação

por Silvia Campos

O poder nas negociações, assim como na vida, é um fator decisivo. O que nem todos sabem é que ele está ao alcance de qualquer pessoa.
Conhecimento e controle da informação, por exemplo, são poder. Quanto mais você souber sobre os objetivos, as limitações, as possibilidades de concessões do seu cliente, mais poder você terá. Informações de produtos, do mercado, da concorrência também ajudam muito. Assim como conhecer técnicas e dicas para uma boa negociação, na teoria e na prática, também aumentam seu poder.
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Tempo e paciência são poder

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Tendo tudo isso, o seu maior aliado será a sua própria percepção. De nada adianta você ter todas as informações, o conhecimento, a experiência, e não se sentir poderoso.
Assim como de nada adianta se sentir poderoso sem ter as outras coisas. O oponente terá a percepção de que você é um tolo, um arrogante.
Pode parecer estranho, mas existe poder em não ter poder. Quando uma pessoa bem preparada e mais poderosa tem um oponente obviamente menos preparado e menos poderoso, a tendência é que ela tenha complacência com o menos poderoso. No entanto, isso não ocorre quando ambos estão despreparados e um tem mais poder que o outro.
Outra situação de inversão de poder: imagine que você deva dez mil reais a uma pessoa muito mais rica, mas não consiga pagar da forma que planejou. A princípio, quem lhe emprestou o dinheiro deve ser mais poderoso que você, porém, a partir do momento que você não consegue pagar, as coisas mudam de cenário.
Nesses casos, o ideal é ser sincero e comunicar a seu credor a condição econômica indesejada em que se encontra. A situação do credor também é desconfortável. A princípio, ele tentará uma posição rígida de “não aceito nada além dos dez mil reais, em dinheiro”; em seguida, passará por um momento de irritação e frustração, em que a tendência é fazer ameaças. Se você passar por essas fases de cabeça erguida, mantendo a calma e transmitindo credibilidade por meio da sua posição e dos seus argumentos, poderá se beneficiar da última fase, ou seja, a de compreensão e cooperação. Em casos como esses, já vi pessoas e até mesmo instituições aceitarem 20% do valor da dívida.
Lógico que sua credibilidade acaba ali mesmo, com o fim da sua negociação, mas é uma possibilidade.
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Momentos de poder

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Existem também “momentos de poder”, que Robert Cialdini, autor do livro O Poder da Persuasão, Editora Campus/Elsevier, exemplifica com a seguinte situação: um fornecedor ou um cliente precisa muito de um favor seu e é de seu interesse atendê-lo prontamente. Após tudo resolvido, ele terá uma “dívida” com você. Se cair na tentação de imediatamente lhe pedir algo em troca, como um desconto na próxima compra ou, se for um cliente, um novo pedido, esse momento de poder acaba quando a troca é feita.
Mas, se você acredita na lei da reciprocidade, se já passou pela experiência de alguém lhe fazer um grande favor, sabe que o sentimento de “dívida”, nesses casos, é grande. A atitude será a de deixar claro para a outra parte uma mensagem de cooperação, algo como: “Não precisa me agradecer! Fiz isso porque você é um grande parceiro e certamente teria feito o mesmo por mim.”
Acredite, se em algum momento essa pessoa tiver de desempatar alguma compra/venda com algum concorrente seu, as chances de que lembre desse dia e decida a seu favor serão enormes.
O poder é uma peça importante nos negócios, mas atenção, não se exceda no poder que o cargo, dinheiro e empresa lhe propiciam, por duas razões: você pode parecer muito arrogante e também perdê-lo a qualquer momento. Invista no seu poder pessoal, no conhecimento, nas suas habilidades e preserve seu bom astral. Essas são qualidades que ajudarão muito no seu desempenho e serão sempre suas.

9 comentários:

Anônimo disse...

Para se ter um susseço em negociações a de se ter atenção ,esperência,poder de persuação, pois esses fatores influencian muito na hora do convencimento,não se esquecendo da informação outro fator muito importante,principalmente nos dias atuais onde conhecimento é de grande importancia para o homem.

Anônimo disse...

Adorei todos os textos mais esse é .....de bom
um grande exemplo persuasão e influência pode ser observado em um negociante de compra e venda gado onde ele tem um gasto e tem a nessesidade financeira de repassar o produto negociado por um preço muitas vezes chegando a atingir o dobro ou o triplo do valor que o mesmo avia gastado antes.

Wandersongoncalves disse...

Concordo com o que a Silvia Campos fala em seu artigo, o poder da negociação esta ao alcance de todos, hoje em dia quanto maior conhecimento você tiver sobre o assunto maior a chance de você se dar bem em uma negociação. Para se fazer uma boa negociação é preciso antes de tudo ler sobre o produto a ser negociado.

Anônimo disse...

Eu concordo com as palavras de Robert Cialdini,pois todos os seres humanos tem que ter sua própria convicção formada,pois se não tiver automaticamente ele sera manipulado por alguém,porque sempre tem alguem querendo ganhar e se sobresair em cima de alguém,mais ainda encontramos pessoas onestas e que podem ter um voto de confiança...

Anônimo disse...

Este tema complementa o outro, pois como já havia salientado no artigo anterior o conhecimento e a paciência é a chave que abre portas. Sem conhecimento sobre o asunto a ser negociado não tem como vencer o adversário. Achei muito interessante o que o autor do livro "O poder da Persuasão" e acredito e concordo com ele quando diz que o poder é uma peça importante nos negócios, mas não se pode deixar que suba à cabeça.

Francisco Nóbrega - Gest. Ambiental1.

Anônimo disse...

concordo, pois cada informação é algo precioso e isso nos ajuda a entender melhor o mundo dos negócios. Portanto, as informação são ferramentas do dia-a-dia de toda pessoa, faz com que tenhamos idéias novas no mercado e que possamos trabalhar com a maior segurança, exemplO: conhecendo a empresa com o qual trabalha e tambem os produtos ali oferecidos, nos traz uma confiança e segurança no produto e uma garantia de satisfação ao cliente, pois saberemos com o que estamos lidando e vendendo, assim dando mais crédito aos nossos clientes, pois uma empresa sem clientes não teremos capital (dinheiro) entrando. Por isso é necessário conhecer no minímo a empresa com o qual trabalha e os produtos oferecidos.
temos algumas regras necessárias como saber ouvir, saber se comunicar e saber perguntar, implemetando esses 3(três) tipos de argumentos teramos informações mais do que necessária para se realizar uma boa negociação.
esses textos que são postados aqui, são informações que nos faz adquirir conhecimento.

Agradeço ao senhor professor Juliano por essas oportunidades abertas para nos dar essas matérias com a finalidade de aprender mais sobre negociação. muito obrigado e que continue postando mais e ajudando todos nos alunos que precisamos, pois cada informação é algo que nos ajuda e nos faz adquirir conhecimentos.

lucas régio G. Ambiental 1º periodo

Anônimo disse...

Um negociador ele deve saber os objetivos, da outra parte envolvida na negociação, o poder em uma negociação se obtém quando você conhece os objetivos da outra parte,tem conhecimento sobre o que ele necessita que está em sua mão, e assim podendo ter o poder de dizer sim ou não, para a proposta que lhe foi ofertada. Se o negociador obter esse conhecimento sobre a outra parte,com certeza ele obterá a maior vantagem em uma negociação.

Anônimo disse...

Silvia tem razão quando diz que tempo e paciência são poder; A alma do negocio é o tempo,pois no período da negociação alguns fatores indesejados e inesperados acontecem e é nessa hora que você tem que ter estrategias para envolver o lado oposto para o seu e não afasta-lo.
Daiana gestão RH

Anônimo disse...

Eu concordo com as palavras de Robert Cialdini,pois todos os seres humanos tem o direito de ter a sua própria convicção formada,pois se não tiver altomaticamente ele sera manipulado,por que sempre tem alguém querendo ser masi que os outros,ainda encontramos pessoas que podemos confiar,temos que ter muita força de vontade pra sempre buscar conhecimento para se ter mais experiência na vida profissional ...