Salão Abimovel

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Carreira profissional e seus desafios

por Eugênio Sales Queiroz
em: 09/03/2007

O profissional moderno só se torna mais forte à medida que enfrenta novos desafios nas mais diversas situações. Sempre é bom lembrar que para ser bem-sucedido em qualquer profissão é necessário que a pessoa:
» Comunique-se com eficiência.
» Saiba lidar com conflitos internos e externos.
» Tenha metas bem-definidas.
» Relacione-se com inteligência.
» Aprenda algo novo todos os dias.
» Pratique o marketing pessoal com eficiência.
O profissional que no seu dia-a-dia já pratica essas dicas tem um potencial a mais do que aqueles que não praticam. Mas só isso não é suficiente. É preciso muito mais. É necessário ter uma visão global de tudo que acontece ao seu redor, bem como estar o tempo todo antenado com o que acontece com a sua profissão e/ou seu ramo de negócio. Sempre é importante lembrar de que as pessoas munidas de informação – aquelas que lêem com frequência, participam de cursos, seminários e eventos sociais – estão muito à frente daquelas que estão paradas no tempo e no espaço sem se darem conta de que tudo neste mundo globalizado está acontecendo rápido demais. O profissional que tiver curiosidade e disposição para estar sempre aprendendo coisas novas terá muito mais chance de progredir na sua carreira profissional. E você, o que pretende fazer de diferente para que sua carreira profissional possa brilhar ainda mais? Pense nisso com muito carinho. Boas vibrações para você.

32 comentários:

Anônimo disse...

Resposta de atividade

Para ser um profissional de de sucesso.
Pretendo aprender mais e mais, buscando estar sempre antenado filtrando todo tipo de informações e atualidades.
Pois isso me ajudará na comunicação e relacionamentos com funcionários e clientes, desta formar terei meios inteligentes e racionais de lidar com os conflitos que eventualmente poderão ocorrer no dia-a-dia.
O mais importante é estar sempre disposto a aprender e passar os conhecimentos.
Sei que agindo desta forma terei um grande chance de crescer profissionalmente.


Willian Erlandson Cabral dos Santos
Técnico de Moveis

Anônimo disse...

É sabido que o profissional melhor preparado vai conseguir se destacar dentre outros, mas em determinadas areas não se depende só dele, o sucesso tão visado as vezes depende do reconhecimento de terceiros, que na minha area de atuação que é moveis sob medida as vezes não somos valorizados por ser da região, ou seja santo de casa não faz milagres .Meu dasafio e fazer com que estas pessoas de mente pequena venham a valorizar
os profissionais da região me aperfeiçoando mais e mais na minha area. buscando cada vez mais informação e novas tecnologia para a confecção de moveis sob medida. Um forte abraço em todos (moveis Ipê)

Andre Luiz disse...

pra ser bom profissional em qualquer area a comunicaçao é essencial,pq ela vai trabalha com pessoas...clientes..saber fala quando for representa a empresa. com essas qualidades a pessoa vai longe.é claro q vai aprender com os erros, mais tambem ensinar com os acertos,ele vai estar corerendo atras de informaçoes pra esta por dentro no oq acontece dentro da area onde trabalha!com isso ele alcança seu objetivo q é cresce mais e mais!

Marcos Escudero disse...

O profissional em fase de crescimento, tem que estar atento as novidades ainda mais quando sua profissao esta relacionada a tecnologia. Tenho ainda muito a aprender, pois estou um pouco acomodado, esperando acontecer, e isso esta me prejudicando, mas estou ciente, agora depois de ler o texto que ainda tenho tempo e forças para vencer.

Priscila dos Santos disse...

Além de ser uma profissional dedicada, eu vou procurar ter um bom relacionamento com as pessoas, para que aos poucos eu possa obter a confiança de todos. Vou procurar ter uma boa comunicação, onde eu possa ouvir e falar impondo as minhas necessidades e respeitando as do próximo, e assim estando aberta a mudanças.Creio que desta forma, não chegarei à perfeição, pois ninguém é perfeito, mais a cada passo que eu der rumo a ela, pra mim será como uma conquista alcançada.

Patrícia dos Santos disse...

Pretendo usar como estratégias a incessante busca a informação e atualização, pois esses dois fatores combinados levam uma pessoa a superar suas expectativas e as expectativas das outras pessoas a seu respeito; buscando qualidade no que eu me propor a fazer, para assim, ser eficaz, sem deixar margens para o erro. No entanto ser perfeito é bem difícil, mas não é impossível.

ANGELA TIL disse...

O PROFISSIONAL
Existem por ai muitas pessoas estacionadas no seu emprego,na profissão.
São robos programados,nunca renovam suas ideias e atitudes.
Um bom profissional sabe ser companheiro dos colegas de trabalho,
sabe q a união faz a força.
Sabe que comunicação bem feita e marketing pessoal fazem a diferença.
O profissional moderno tem suas metas tantos no trabalho quanto na vida pessoal.
Pois trabalho e vida pessoal caminham juntos,um depende do outro,nao é verdade?!
E necessario aprender algo de novo todos os dias...
Bem,tudo deve ser atualizado,ate mesmo nos...
O mundo gira e nos temos que girar tambem.
ANGELA TIL

sirlei e osmar disse...

temos que nos preparar para o mercado,buscando conhecimento e elaborando açoes entre equipes,formando agentes qualificando e interagindo no grupo construindo metas praticando markenting,diversificando exposiçoes de alta estrutura mostrando um potencial atento.
visao, metas e açao.

Francisco A Borges Jr disse...

Nós sabemos muitas coisas em relação as nossas atividades mas, ao contrário do que muitos pensam nós não sabemos ser auto críticos em relação as nossas necessidades, portanto não sabemos no que melhorar, nós não aprendemos ao longo de nossas vidas a nos avalhar, na maioria das vezez dependemos de outras pessoas para isso, não sabemos fazer introspecçao ou ser críticos a nós mesmos, isso nos atrapalha nas cindições colocadas no texto em questão.
Resumindo o profissional que se destaca é aquele que apesar de ser pró ativo sabe de seus limites e tem percistência para seguir.
Francisco A. Borges Jr.

Adenilda e Sabrina. disse...

Inicialmente temos que traçar objetivos, ter um ótimo network e gostar do que fazemos, usarmos da capacidade de criatividade, estar sempre em busca de novos conhecimentos e ser um pessoa atualizada com noticias etc ...
Enfim temos que ser um diferencial em nosso ambiente de trabalho.

Willian & Adinaldo disse...

A mensagem transmitida por Eugenio Sales, mostra o conhecimento adiquirido em seu dia-a-dia, que nos mostra um nova linha de pensamento divulgada por profissionais bem sucedidos e conhecedores e de como alcançar o sucesso em qualquer ramo que venha a exercer em sua vida.
Para que isso ocorra necessário se faz a boa comunicação e o bom relacionamento estejam presentes em todos os momentos de sua vida.
Alcançando assim as suas metas.

Willian Erlandson
Adinaldo Marques

Adenilda e Sabrina. disse...

Inicialmente temos que traçar objetivos, ter um ótimo network e gostar do que fazemos, usarmos da capacidade de criatividade, estar sempre em busca de novos conhecimentos e ser um pessoa atualizada com noticias etc ...
Enfim temos que ser um diferencial em nosso ambiente de trabalho.

Edilene / Camila disse...

Um bom profissional, tem que esta sempre se inovando, aprimorando seus conhecimentos e tendo um bom círculo de relacionamento, buscando novas tecnicas para seu trabalho.

Valdinei Luciano disse...

Ao analizar esse texto percebemos, Que devemos segui esses conhecimentos Para um bom aproveitamento na vida proficional alcançando nossos meritos.


Alunos:Valdinei Pereira Borges
Luciano Azevedo

Plínio Andrade disse...

Boa é verdade que sempre possamos estar colhendo informações a cada dia.
Neste texto tirei algumas partes que gostei muito:
Sempre é importante lembrar de que as pessoas munidas de informação – aquelas que lêem com freqüência, participam de cursos, seminários e eventos sociais
Olha por que isso? Por que as empresas querem profissionais preparados e tendo informações, até mesmo na hora de uma entrevista temos algo para falar.
O profissional que tiver curiosidade e disposição para estar sempre aprendendo coisas novas terá muito mais chance de progredir na sua carreira profissional.
Por quê? Porque temos que pensar que nem sempre vai ter tal pessoa neste ramo e um dia a empresa vai precisar de você naquela área, isso é um motivo porque temos que estar disposto na nossa empresa. Quem sabe esse cargo é algo melhor?

Elisangela disse...

O tempo não para,então devemos correr contra o tempo e se enformar ao máximo pois o mercado de trabalho esta cada vez mais exigente.

izabel disse...

Oservar os outros em seus erros e acertos é interessante.Quando convivemos com pessoas que demonstram capacidade, eficiência e vontade, é certos que se começarmos a nos comparar a ele tendemos a copiar de alguma forma sua maneira de agir, seja no trabalho em casa ou na escola. Usar pessoas como exemplo deve ser construtivo, porém, devemos lembrar que cada pessoa tem o seu potencial e pode chegar lá aprendendo e melhorando sendo ele próprio e não a cópia do outro, para não perder sua identidade e sentir-se frustrado ou mesmo quando acerta sempre não se sentir fracassado ao cometer um erro pois somente acertar nem sempre é possível.

Adriana disse...

Ser profissional é o que muitos tentam, poucos alcançam, por mais que o profissional se prepare ele sempre estará ultrapassado, o mundo globalizado nos obriga a viver em uma constante busca pelo tão sonhado sucesso e estabilidade profissional.

deco disse...

Fazer é ler bastante tudo o que estiver relcionado com o meu trablho além de participar de palestras, seminários e etc.
E com este comhecimento fazer a diferenaça no mercado de trabalho e não ficar copiando o que outros já fizeram e sim ser criativo para ter sucesso na vida.
Valdeci G de Oliveira

Unknown disse...

Para ser um profissional bem sucedido é preciso ter curiosidade, disposição para aprender coisas novas, não ter medo de desafios e enfrenta-los para atingir seus objetivos.
Ter um bom relacionamento no trabalho e se comunicar com eficiência e o que o mercado de trabalho moderno e globalizado busca no profissional de hoje.
Com globalização o mercado de trabalho tornou-se mais competitivo, as mudanças acontecem com muita rapidez a evolução tecnológica tem deixado muitas pessoas fora do mercado.
É preciso estar atento a tudo que acontece tanto em seu ramo de trabalho, quanto ao seu redor, ler frequentemente, se informar, definir metas e trabalhar para alcançá-las.
Se você praticar estas coisas pode se considera um profissional em potencial que ira muito longe se sua carreira profissional.


Ermison S. Rocha
Turma / Moveis 2009

Adenilda2 disse...

O profissional é destacado através de aperfeiçoamentos que por sua vez abre espaço para boas colocações. Aperfeiçoamentos estes que podem ser caracterizados por cursos, metas bem definidas, ser auto realizado, munidos de informações globalizadas com tudo que acontece a seu redor, através de leituras, telejornais e entre outros.
E como profissional a tendência é sempre de aprender, saber aproveitar novas chances e oportunidades que possam dar progresso.

Marcelma Vieira disse...

Eu pretendo aprender muito e todo dia buscar novos conhecimento acerca do trabalho que irei realizar, isto é, estar antenado com tudo o que acontece neste ramo de atividade, ler muito e saber aproveitar todas as dicas e me sobressair no trabalho que realizo.

Anônimo disse...

PARA SER UM PROFISSIONAL REALIZADO, TEMOS QUE APRENDER A ADQUIRIR TUDO O QUE FOR DE ÚTIL PARA A NOSSA CARRERA NO MERCADO DE TRABALHO MAS ACIMA DE TUDO TEMOS QUE TER AUTO-CONFIANÇA EM NÓIS MESMO SÓ ASSIM CHEGAMOS EM NOSSOS OBJETIVOS.

Anônimo disse...

PARA TERMOS EXITO EM NOSSA CARREIRA PROFISSIONAL TEMOS QUE ADQUIRIR TUDO O QUE FOR DE ÚTIL PARA A NOSSA CARREIRA NO MERCADO DE TRABALHO, TEMOS QUE ENSISTIR NO QUE QUEREMOS SER ÓTIMISTA E ACIMA DE TUDO TEMOS QUE TER AUTO-CONFIANÇA EM NÓIS MESMO, SÓ ASSIM CHEGAREMOS EM UM AUTO NIVEL DE CONHECIMENTOS EM NOSSAS CARREIRA TANTO PROFISSIONAL, QUANTO PARTICULAR

eusita disse...

Para ser um bom profissional,no meu entender,é lembrar sempre que ele é um ser humano e nao uma maquina,tem que,em primeiro lugar saber lidar com suas emoçoes e procurar aperfeiçoar sempre.
Lembrando que há sua frente tem muito para se conquistar...a sempre renovaçao...e procurando reconhecer seus erros, e nao esquecer jamais que em qualquer profissao que venha ter estará sempre lidando com pessoas, seres hunanos que meresce sua atençao e seu respeito"Não perder jamais sua essencia..."

Eusita cardoso cruz mazarim
Tecnico de moveis

luziana rh disse...

Ser um profissional bem sucedido depende de vários fatores, mas um em especial em minha opinião "entrega" seja qual for à profissão, se você se entrega inteiro a ela não tem como não fazer sucesso, dedique-se, atualize-se, cresça, aprenda mais, mude sempre que preciso, se não fizer o sucesso esperado pelo mesmo deu o seu máximo e o sucesso vira mais cedo ou mais tarde!

Juliano Cristhian disse...

Olá Luziana, que bom te encontrar por aqui, estava com saudades de vocês, fique a vontade em participar. Abraços!!!!

Monike disse...

Carreira profissional

Para que eu possa ter uma boa carreira profissional,vou me manter sempre atualizada me dedicando ainda mas aos estudos.Com conhecimentos alcançarei inteligência e eficiência para alcançar minha metas,superando desafios e me levando a uma boa carreira profissional.

Marcelma Vieira disse...

O vou fazer para a minha carreira profissional mais?

Eu pretendo me dedicar para chegar a excelência, traçar metas, ter autocontrole, partitipar de cursos de aperfeiçoamento e praticar o meu marketing pessoal.

Um profissional para alcançar o sucesso deve ter objetivos, traçar metas bem definidas e atingíveis mês a mês, se atingir a meta então deve aumenta-la um pouco com coerência e se não atingir tenho que identificar onde está o erro e corrigir a falha, metas são extremamente necessárias, pois não nos deixa perder o foco.
Um ponto que eu preciso trabalhar é meu controle (ou falta de) emocional, procurar não me irritar com facilidade, praticar o exercício da paciência, não dar aos outros o poder de me descontrolar, poque sei que este meu lado explosivo só tem me prejudicado.
É muito importante não estagnar, sempre buscar novos conhecimentos, ler muito,participar de cursos e visitar site relacionados ao meu segmento de trabalho, explorar todo o leque de informações possíveis, estar sempre antenada com as mudanças a cerca do meu ramo de trabalho.
Praticar o meu marketing pessoal, pois com o estudo da apostila eu pude notar que tenho feito tudo ao contrário procuro mais me esconder e até ocultar as minhas habilidades, tenho mesmo que me mostrar como produto, perder o medo de me expor, para ser notada como a profissional que sou.
Enfim vou esforcar-me para não perder o meu foco e atingir as minhas metas.

ANGELA TIL disse...

O PROFISSIONAL
Existem por ai muitas pessoas estacionadas no seu emprego, na profissão. São robôs programados, nunca renovam suas idéias e atitudes. Um bom profissional sabe ser companheiro dos colegas de trabalho, sabe que a união faz a força, sabe que comunicação bem feita e marketing pessoal fazem a diferença.
O profissional moderno tem suas metas tantos no trabalho quanto na vida pessoal. Pois trabalho e vida pessoal caminham juntos, um depende do outro,não é verdade?!
E necessário aprender algo de novo todos os dias. Tudo deve ser atualizado,ate mesmo nos.
O mundo gira e nos temos que girar também.
ANGELA TIL

Osmar e Sirlei disse...

Todos os profissionais no mercado de trabalho tem supresas sa axigencias, os desafios vem prospearando e realizando informaçao de angulos deferença; enfretamos dificuldades no trabalho porque tem poucos profissionais qualificado e perdemos muito tempo para formar agentes qualificado, e submetemos a realizar encontros, debates oficinas, capacitaçao com segurança essas missoes vem mostrar o desejo e o equilibrio de uma organizaçao com sucesso de uma empresa de padrao . estamos emfrentanto um comercio exigente e competitivo. os desafios vem e estamos bem preparados seguros com metas e realizaçoes com estilos e prudencias. Osmar e Sirlei

luziana rh disse...

faço faculdade de Gestão em Recursos Humanos e pra ser uma profissional de sucesso em minha profissão alem de me manter sempre atualizada vou ter que driblar uma dificuldade que encontramos em nossa região a falta de empresas com um setor de RH bem estruturado e atuante, o que ainda se usa muito por aqui e o DP , rotinas burocraticas , estamos sempre fazendo propagando do nosso curso e realizando projetos pra incentivar a utilização dessa ferramenta nas empresas da região .